Sobre

 

Bem-vindo(a) ao Ferramentas da Qualidade

Criei esse blog para ajudar as pessoas a entender um pouco mais sobre ferramentas da qualidade.

As ferramentas da qualidade é uma ótima maneira de compartilhar conhecimentos, dicas e experiências sobre o uso de métodos e técnicas para melhorar a gestão e a qualidade dos processos e produtos.

As ferramentas da qualidade são técnicas que auxiliam na análise e melhoria de processos, produtos e serviços. Elas podem ser usadas em diferentes etapas do ciclo PDCA (plan, do, check, act), desde o planejamento até a ação corretiva. Algumas das ferramentas mais conhecidas são:

- Diagrama de causa e efeito: também chamado de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é usado para identificar as possíveis causas de um problema ou efeito indesejado.

- Histograma: é um gráfico de barras que mostra a distribuição de frequência de um conjunto de dados. Ele permite visualizar a variação, a tendência central e a dispersão dos dados.

- Gráfico de Pareto: é um gráfico de barras que ordena as causas de um problema ou efeito em ordem decrescente de importância, ou frequência. Ele segue o princípio de Pareto, que afirma que 80% dos efeitos são causados por 20% das causas.

- Diagrama de dispersão: é um gráfico que mostra a relação entre duas variáveis quantitativas. Ele permite verificar se há uma correlação positiva, negativa ou nula entre elas.

- Carta de controle: é um gráfico que mostra a variação de um processo ao longo do tempo, comparando os dados coletados com os limites de controle estabelecidos. Ele permite detectar se o processo está sob controle estatístico ou se há causas especiais de variação.

- Folha de verificação: é um formulário que facilita a coleta e organização de dados. Ela pode ser usada para registrar a frequência, a localização, o tipo ou a causa de um problema, ou evento.

- Fluxograma: é um diagrama que representa graficamente as etapas, sequências e interações de um processo. Ele permite visualizar o fluxo de trabalho, identificar gargalos, desperdícios e oportunidades de melhoria.

Essas são algumas das ferramentas da qualidade que podem ser usadas. Elas podem ser combinadas ou adaptadas conforme a necessidade e o objetivo de cada situação.

Nossa Finalidade é:

Interagir com os seus leitores, respondendo aos comentários, às dúvidas e às sugestões.

Fique bem à-vontade para interagir

Um forte abraço e sucesso sempre

Fale Comigo

Valdemar Neto

Valdemarneto2@gmail.com