segunda-feira, 17 de julho de 2023

Metodologia 5S

 

Olá, leitores do meu blog! Hoje eu vou falar sobre um assunto muito importante para quem quer ter um ambiente de trabalho mais produtivo, eficiente e agradável: a implementação da metodologia 5S. Mas não se preocupe, eu não vou te dar uma aula chata e teórica sobre o que são os 5S e como aplicá-los. Eu vou te mostrar exemplo prático de como essa metodologia pode transformar o seu espaço de trabalho em um lugar mais organizado, limpo, seguro e harmonioso. E o melhor de tudo: de uma maneira divertida e descontraída, que vai fazer você se divertir com a leitura!

 

O que é a metodologia 5S?

 Antes de mais nada, vamos entender o que é a metodologia 5S e de onde ela surgiu. O 5S é uma sigla que vem das iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Essas palavras representam os princípios básicos dessa metodologia, que visa melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e dos processos produtivos.

 A metodologia 5S surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, como uma forma de reorganizar as indústrias japonesas e torná-las mais competitivas no mercado mundial. Desde então, ela se espalhou pelo mundo e foi adotada por diversos setores, como saúde, educação, serviços e até mesmo na vida pessoal.

 Mas como funciona na prática essa metodologia? Como ela pode ajudar você a ter um ambiente de trabalho mais organizado? É o que eu vou te mostrar a seguir, com exemplos reais e divertidos!



 Exemplos práticos da metodologia 5S

 Para ilustrar como a metodologia 5S pode ser aplicada no seu ambiente de trabalho, eu vou usar como exemplo o meu próprio escritório, onde eu escrevo os meus blogs. Eu vou te mostrar como eu fiz para implementar cada um dos 5S e quais foram os benefícios que obtive com isso. Vamos lá!

 

Seiri (senso de utilização)

 O primeiro passo da metodologia 5S é o Seiri, que significa senso de utilização. Isso quer dizer que você deve separar o que é útil do que é inútil no seu ambiente de trabalho. Ou seja, você deve eliminar tudo o que não tem utilidade ou que não é usado com frequência, como papéis velhos, canetas sem tinta, objetos quebrados, etc.

 Eu sei que pode parecer difícil se desfazer dessas coisas, afinal, você pode pensar que um dia vai precisar delas ou que elas têm algum valor sentimental. Mas acredite em mim: elas só estão ocupando espaço e gerando bagunça no seu escritório. E isso pode prejudicar a sua produtividade e a sua criatividade.

 Por isso, eu fiz uma faxina geral no meu escritório e me livrei de tudo o que eu não usava há mais de seis meses ou que estava estragado. Eu doei alguns objetos para quem pudesse aproveitá-los melhor, reciclei os papéis e descartei o lixo. Foi uma sensação ótima de ver o meu escritório mais vazio e arejado!

 

Seiton (senso de ordenação)

 O segundo passo da metodologia 5S é o Seiton, que significa senso de ordenação. Isso quer dizer que você deve organizar o seu ambiente de trabalho de forma lógica e funcional. Ou seja, você deve definir um lugar específico para cada coisa e mantê-las sempre no mesmo lugar. Assim, você evita perder tempo procurando o que precisa ou esquecendo onde guardou.

 Eu sei que pode parecer chato ter que arrumar tudo no seu escritório e seguir uma ordem rigorosa. Mas acredite em mim: isso vai facilitar muito a sua vida e tornar o seu trabalho mais ágil e eficaz.

 Por isso, eu fiz uma reorganização completa no meu escritório e criei um sistema simples e prático para guardar as minhas coisas. Eu usei etiquetas, caixas, gavetas e prateleiras para separar os meus materiais por categorias, como documentos, livros, canetas, etc. Eu também coloquei as coisas que eu uso mais frequentemente em locais de fácil acesso e as que eu uso menos em locais mais altos ou distantes. Foi uma sensação ótima de ver o meu escritório mais organizado e funcional!

 

Seiso (senso de limpeza)

 O terceiro passo da metodologia 5S é o Seiso, que significa senso de limpeza. Isso quer dizer que você deve manter o seu ambiente de trabalho sempre limpo e higienizado. Ou seja, você deve eliminar a sujeira, a poeira, as manchas e os odores que possam comprometer a qualidade do seu trabalho e da sua saúde.

 Eu sei que pode parecer cansativo ter que limpar o seu escritório com frequência e cuidar de todos os detalhes. Mas acredite em mim: isso vai melhorar muito o seu bem-estar e o seu humor.

 Por isso, eu fiz uma limpeza periódica no meu escritório e adotei alguns hábitos simples para mantê-lo sempre limpo. Eu usei produtos adequados para cada tipo de superfície, como madeira, metal, vidro, etc. Eu também usei um aspirador de pó para remover a poeira dos cantos e dos móveis, um pano úmido para limpar as telas dos computadores e dos celulares, e um aromatizador para deixar o ambiente mais cheiroso. Foi uma sensação ótima de ver o meu escritório mais limpo e higienizado!

 

Seiketsu (senso de saúde)

 O quarto passo da metodologia 5S é o Seiketsu, que significa senso de saúde. Isso quer dizer que você deve cuidar da sua saúde física e mental no seu ambiente de trabalho. Ou seja, você deve evitar situações que possam causar estresse, cansaço, dores ou doenças relacionadas ao trabalho.

 Eu sei que pode parecer difícil conciliar o seu trabalho com a sua saúde, afinal, você pode ter muitas demandas, prazos e responsabilidades. Mas acredite em mim: isso é essencial para que você tenha um desempenho melhor e uma vida mais feliz.

 Por isso, eu fiz algumas mudanças no meu escritório e na minha rotina de trabalho para cuidar da minha saúde. Eu ajustei a altura da minha cadeira e da minha mesa para ficar com uma postura correta e confortável. Eu também coloquei uma iluminação adequada para não forçar a minha visão. Eu ainda fiz pausas regulares para me alongar, beber água e respirar um pouco de ar fresco. Foi uma sensação ótima de ver o meu escritório mais saudável e confortável!

 

Shitsuke (senso de autodisciplina)

 O quinto e último passo da metodologia 5S é o Shitsuke, que significa senso de autodisciplina. Isso quer dizer que você deve manter os hábitos adquiridos nos passos anteriores e fazer da metodologia 5S uma parte da sua cultura de trabalho. Ou seja, você deve seguir as regras estabelecidas por você mesmo e não se deixar levar pela preguiça, pela desorganização ou pela falta de motivação.

 Eu sei que pode parecer difícil manter a disciplina no seu trabalho, afinal, você pode enfrentar imprevistos, mudanças ou dificuldades que te desanimem ou te distraiam. Mas acredite em mim: isso é fundamental para que você tenha um ambiente de trabalho sempre organizado e produtivo.

 Por isso, eu fiz um compromisso comigo mesmo de seguir a metodologia 5S no meu escritório e não voltar aos velhos hábitos. Eu criei uma rotina diária, semanal e mensal para aplicar cada um dos 5S no meu ambiente de trabalho. Eu também me inspirei em outros exemplos de sucesso da metodologia 5S em diferentes setores e áreas. Foi uma sensação ótima de ver o meu escritório sempre organizado e produtivo!

 


Conclusão

 Como você pode ver, a metodologia 5S é uma forma simples e eficaz de melhorar o seu ambiente de trabalho e os seus resultados. Ela não requer grandes investimentos ou mudanças radicais, apenas um pouco de disposição e disciplina.

 Eu espero que você tenha gostado deste blog e que ele tenha te inspirado a implementar a metodologia 5S no seu ambiente de trabalho também

Nenhum comentário:

Postar um comentário